BPO FINANCEIRO

O QUE É BPO FINANCEIRO E COMO ELE PODE AJUDAR OS EMPRESÁRIOS?

A terceirização dos processos de negócios no Brasil - também chamada de BPO (sigla em inglês para Business Process Optimization) - é uma tendência que ganha força com a profissionalização do ecossistema empreendedor. A ideia é delegar a terceiros atividades periféricas - porém fundamentais - como a gestão financeira.

Dessa forma, processos como o controle das contas a pagar e receber, a gestão do fluxo de caixa, a emissão de notas fiscais, a conciliação de contas, entre outros passam a ser feitos por escritórios especializados. Os serviços ainda incluem a geração de relatórios e a análise de indicadores que ajudam o empreendedor a acompanhar, por exemplo, a evolução dos custos e despesas e da sincronia entre os prazos de pagamento e recebimento.

Trata-se de uma demanda das próprias empresas, que sofrem com o gargalo em torno dos processos financeiros e a dificuldade de coletar informações para "fechar a contabilidade".

Nada disso, porém, é feito manualmente. O BPO se apoia em softwares financeiros que favorecem a automatização dos processos. Esses sistemas podem "rodar" na própria empresa de prestação de serviços de BPO  e são pré-parametrizado conforme as especificidades de cada negócio.

Confira, a seguir, como analisar o custo-benefício da terceirização e os cuidados a se tomar na hora de contratar um escritório de BPO financeiro.

Quanto custa
O custo da terceirização varia em função do volume de transações da empresa, e são pagos mensalmente para as empresas prestadoras do serviço. O investimento, no entanto, precisa ser analisado sob o ponto de vista do custo-benefício. Entre os prós, podemos destacar:

- Sem o peso da gestão financeira sobre os ombros, o empreendedor pode se concentrar na melhoria contínua dos produtos e serviços que são a razão de ser da empresa;

- Ao receber relatórios estruturados e análises de indicadores, tende a tomar decisões mais embasadas e assertivas;

- Redução de mão de obra interna. Para avaliar se o valor do BPO compensa, basta comparar o custo anual da terceirização com o custo da contratação de um ou mais funcionários do administrativo-financeiro, o que inclui salários e encargos previdenciários.

Cuidados na hora de contratar
- Verifique o histórico do escritório de BPO para se certificar da idoneidade do prestador de serviço e do valor que promete agregar, consulte a carteira de clientes dele. Vale inclusive telefonar para alguns e pegar referências.

- Terceirizar não significa perder de vista a gestão financeira do negócio. O acompanhamento por parte do empresário é imprescindível, o empreendedor deve ficar sempre atento à qualidade das entregas, aos prazos e demais acordos feitos em contrato.

- Conheça as ferramentas de TI que o terceiro utiliza. Hoje em dia, os softwares de gestão financeira ficam na nuvem. Com login e senha, o empreendedor consegue acessá-los com segurança a qualquer hora, de qualquer lugar e ainda estabelecer diferentes níveis de acesso às informações para os seus funcionários.

- Para proteger os dados do negócio, garanta que haja uma cláusula de confidencialidade no contrato de prestação de serviço e esteja de acordo com a Lei 14.010 (Lei Geral de Segurança de Dados)

Se quiser saber mais sobre os serviços de BPO oferecidos pela World Consulting, entre em contato.