EMPRESAS FAZENDO IPO

( 1 ) - AINDA TEM MUITA EMPRESA BOA QUERENDO FAZER SEU IPO

(Baseado em artigo de: Nord Research - Rafael Ragazi)

Mas, antes, o que significa IPO?

IPO é a sigla em inglês para Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial. É o processo pelo qual uma empresa abre seu capital pela primeira vez, por meio de ações que são negociadas na bolsa de valores.

E já que estamos definindo conceitos, vale também entendermos o que significa abrir o capital de uma companhia: De acordo com a legislação brasileira, uma organização de capital aberto é aquela que pode ter seus valores mobiliários, tais como ações, debêntures e notas promissórias, negociadas de forma pública - geralmente na bolsa.

Ou seja, somente empresas de capital aberto podem ter valores mobiliários negociados publicamente.

De julho em diante, as companhias voltaram a se animar com a possibilidade de se tornarem empresas publicamente negociadas. Até o momento, 34 empresas entraram com pedidos de análise na CVM para realizar seus respectivos IPOs (Ofertas Públicas Iniciais).

A quantidade de companhias prospectando a negociação de suas ações na bolsa de valores em apenas 2 meses é impressionante, e representaria um incremento de cerca de 10 por cento no número de empresas na B3 atual.

Ainda estamos muito longe das mais de 7 mil empresas com ações negociadas, de possuir múltiplas bolsas de valores ou de ter mais da metade da população investindo em ações, como acontece nos EUA.

Mas não podemos deixar de reconhecer os avanços que estamos observando no mercado de capitais brasileiro recentemente.

Além das diversas empresas buscando abrir seu capital, já somos mais de 3 milhões de investidores, e a possibilidade de a B3 ter uma concorrente no futuro próximo é cada vez maior.

Talvez o grande empecilho para o crescimento do nosso mercado de capitais eram os juros altos, acima de dois dígitos, que deixaram os investidores brasileiros acomodados (e estou falando tanto de pessoas físicas quanto de gestores profissionais), mas a realidade agora é outra e, pelo que tudo indica, veio para ficar.

Mesmo com a crise causada pela COVID e o Ibovespa caindo pela metade em um curtíssimo espaço de tempo, mais de 1 milhão de brasileiros entraram na Bolsa de março para cá.

Processos de empresas querendo entrar na Bolsa (recentemente):

Você sabia que a World Consulting presta serviços de assessoria para empresas que querem abrir seu capital e prospectar a negociação de suas ações na bolsa de valores?

Se quiser saber mais, entre em contato.